Processos da Vistoria do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP)

Processos da Vistoria do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP)


A vistoria é o momento no qual um profissional do Corpo de Bombeiros vai à edificação para verificar se há equipamentos adequados contra incêndio, como extintor, por exemplo, além de avaliar a estrutura do lugar e a coerência entre o projeto técnico aprovado e o que foi executado no local.

Antes da visita, é preciso que se paguem os emolumentos. O valor é calculado na própria página do Corpo de Bombeiros. Para isso, é preciso saber qual é a área construída. É a partir dessa informação que o sistema calcula o que deve ser pago. Depois disso, basta emitir a guia, quitá-la, acompanhar o processo e  agendar a vistoria.

Na data marcada, é muito importante que o responsável pela edificação conte com a presença de alguém que tenha conhecimento de como funcionam os sistemas e equipamentos de proteção contra incêndio. Isso é necessário porque eles precisarão ser manuseados durante a realização da vistoria. Essa pessoa deve ser, preferencialmente, o mesmo profissional responsável pelo Projeto Técnico.

Após a da inspeção, havendo aprovação pelo vistoriador, em aproximadamente 15 dias, será emitido pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB – CLCB).

A qualquer momento, se constatado pelo CBPMESP que ocorreram alterações prejudiciais nos sistemas e equipamentos de proteção contra incêndios da edificação ou área de risco que possua AVCB – CLCB com prazo de validade em vigência, será instaurado o procedimento administrativo para a cassação do AVCB – CLCB.

A equipe da Enignis Engenharia conta com uma equipe que pode lhe oferecer todo o suporte necessário não apenas para as vistorias, mas para todas as etapas do processo de emissão do seu AVCB – CLCB. Converse hoje mesmo com um de nossos especialistas!